BLOG DO MAGNOS

Segunda-feira, 15 de Junho de 2026

Notícias/CIDADES

Alvo da PF, Prefeitura de Tibau pagou mais de R$ 3,5 milhões à DISMED nos últimos três anos

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), a Prefeitura de Tibau figura como o segundo maior repassador de recursos do Rio Grande do Norte para a DISMED, abaixo apenas da Prefeitura de Mossoró.

Alvo da PF, Prefeitura de Tibau pagou mais de R$ 3,5 milhões à DISMED nos últimos três anos
PMM
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Alvo da Operação Mederi, deflagrada terça-feira (27) pela Polícia Federal (PF), em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso voltado ao desvio de recursos públicos e a fraudes em procedimentos licitatórios, a Prefeitura de Tibau realizou pagamentos que ultrapassam os R$ 3,5 milhões à empresa DISMED nos últimos três anos.

De acordo com dados do Portal da Transparência da Prefeitura de Tibau, entre 2023 e 2025, a gestão da prefeita Lidiane Marques repassou R$ 3.539.585,92 para o principal alvo das investigações da PF.

Os pagamentos estão escalonados da seguinte forma: R$ 1.638.121,27, em 2023; R$ 1.346.766,88, em 2024; e R$ 554.697,77, em 2025. Considerando os valores empenhados no período, o montante ultrapassa os R$ 4 milhões (R$ 4.170.553,78). Não foi possível aferir se pagamentos foram feitos em anos anteriores. O Portal da Transparência da Prefeitura de Tibau não está disponibilizando dados anteriores a 2023.

Leia Também:

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), a Prefeitura de Tibau figura como o segundo maior repassador de recursos do Rio Grande do Norte para a DISMED, abaixo apenas da Prefeitura de Mossoró. “Constatou-se a existência de tratativas para "aditivar" contrato então vigente, com indicativos de manobras para burlar os limites legais.”, argumentou o MPF ao pedir que a solicitação dos contratos firmados com a DISMED se estendesse à Prefeitura de Tibau , o que não havia sido solicitado inicialmente pela PF. O relator do caso, Desembargador Federal Rogério Fialho Moreira, atendeu ao MPF e determinou que a PF também enviasse ofício à Prefeitura de Tibau para requisitar todos os contratos públicos firmados com as empresas investigadas no período compreendido entre os anos de 2023 a 2025, incluindo aditivos contratuais, notas de empenho, notas fiscais e comprovantes de pagamento. O mesmo foi aplicado aos municípios de Serra do Mel, Mossoró, Paraú, São Miguel e José da Penha.

Em nota enviada ao BLOG DO MAGNOS, a Prefeitura de Tibau afirmou que cumpre rigorosamente os requisitos legais em todas as suas contratações, "com a realização de processos 100% eletrônicos na compra de medicamentos, garantindo ampla concorrência e transparência, e a entrega efetiva dos insumos à população".

Confira a nota na íntegra abaixo:

NOTA À IMPRENSA

A Prefeitura Municipal de Tibau esclarece que cumpre rigorosamente os requisitos legais em todas as suas contratações, com a realização de processos 100% eletrônicos na compra de medicamentos, garantindo ampla concorrência e transparência, e a entrega efetiva dos insumos à população.

A Prefeitura de Tibau prestará todas as informações que forem solicitadas pelos órgãos competentes, reafirmando a sua legalidade nos processos licitatórios, que são executados com base em pesquisas mercadológicas eletrônicas, publicados no Portal Nacional de Compras Públicas – PNCP, Diário Oficial dos Municípios do Estado – FEMURN e Tribunal de Contas Estadual - TCE/RN, atendendo de forma integral aos princípios que regem a Administração Pública. 

Prefeitura de Tibau
30 de janeiro de 2026

FONTE/CRÉDITOS: Magnos Alves
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Você faz a notícia. Envie a sua pauta.