BLOG DO MAGNOS

Sexta-feira, 28 de Marco de 2025

Notícias/Política

RN tem empate triplo para o governo do Estado em 2026

Styvenson Valentim lidera levantamento do instituto Paraná Pesquisas, seguido por Allyson Bezerra e Natália Bonavides.

RN tem empate triplo para o governo do Estado em 2026
VEJA
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Com as eleições estaduais de 2026 despontando no horizonte, o panorama que se desenha no Rio Grande do Norte é de empate triplo na corrida para o governo do estado. É o que indica levantamento publicado nesta quarta-feira, 5, pelo instituto Paraná Pesquisas.

No principal cenário da disputa, o senador Styvenson Valentim (PSDB) lidera com 22,5% das intenções de voto, seguido pelo prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), com 22,2%, e pela deputada federal Natália Bonavides (PT), com 17,5%. A situação configura empate técnico dentro da margem de erro de 2,9 pontos percentuais. 

Na sequência, surgem na pesquisa o senador Rogério Marinho (PL), líder da oposição no Senado, com 14,1% do eleitorado; o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), com 9,2%; e o atual vice-governador, Walter Alves (MDB), com 3,8%. Nos limites da margem de erro, Marinho está tecnicamente empatado com Natália e Dias, que também empata com Alves. 

Leia Também:

Levantamento do instituto Paraná Pesquisas para o governo do Rio Grande do Norte, realizado entre 18 e 21 de fevereiro de 2025
Levantamento do instituto Paraná Pesquisas para o governo do Rio Grande do Norte, realizado entre 18 e 21 de fevereiro de 2025 (Paraná Pesquisas/Reprodução) 

Neste cenário, votos brancos e nulos representam 7% do eleitorado e outros 3,6% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder à pesquisa. 

Sem Styvenson e Alves, PL e PT disputam vaga no segundo turno
Caso Styvenson Valentim e Walter Alves não lancem suas candidaturas — o senador pode tentar a reeleição em 2026, e o vice-governador já sinalizou que não buscará outro mandato –, Allyson Bezerra amplia a vantagem e aparece com 33,3% dos votos, desfazendo o empate na liderança. 

Nesta simulação, a vaga para competir com o prefeito de Mossoró será alvo de uma disputa acirrada entre Rogério Marinho e Natália Bonavides — o bolsonarista e a petista pontuam 27% e 22,6%, respectivamente, configurando empate técnico na segunda posição.

Levantamento do instituto Paraná Pesquisas para o governo do Rio Grande do Norte, realizado entre 18 e 21 de fevereiro de 2025

Levantamento do instituto Paraná Pesquisas para o governo do Rio Grande do Norte, realizado entre 18 e 21 de fevereiro de 2025 (Paraná Pesquisas/Reprodução) 

Fátima Bezerra em dificuldades
O levantamento Paraná Pesquisas simulou, ainda, o cenário eleitoral para o Senado. Em 2026, cada estado vai eleger dois senadores — no caso potiguar, estarão em jogo as cadeiras de Styvenson Valentim e de Zenaide Maia (PSD), enquanto Rogério Marinho, eleito em 2022, tem vaga garantida até 2031. 

Se optasse pela corrida ao Legislativo, Styvenson largaria na vantagem, citado por 45,3% dos entrevistados. Em segundo lugar, aparece Álvaro Dias, com 31,8%. Neste cenário, Fátima Bezerra — que já antecipou que renunciará ao governo para tentar voltar ao Senado — pontua 23,4% na pesquisa, seguida por Zenaide Maia, com 19,3%. Tecnicamente empatados em quarto lugar estão o deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), com 11% do eleitorado, e o coronel da Aeronáutica Helio Oliveira (PRTB), com 10%.

Levantamento do instituto Paraná Pesquisas para o Senado pelo Rio Grande do Norte, realizado entre 18 e 21 de fevereiro de 2025

Levantamento do instituto Paraná Pesquisas para o Senado pelo Rio Grande do Norte, realizado entre 18 e 21 de fevereiro de 2025 (Paraná Pesquisas/Reprodução) 

O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 1.220 eleitores em 59 municípios do Rio Grande do Norte entre os dias 18 e 21 de fevereiro de 2025. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 2,9 pontos percentuais (pp) para mais ou para menos. 

Leia mais em VEJA

FONTE/CRÉDITOS: VEJA
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Você faz a notícia. Envie a sua pauta.